Poster Eco-Código - 2019/2020
O
Eco-Código expressa uma declaração de objetivos, traduzidos por ações
concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo
assim o código de conduta ambiental da nossa escola:
Sê inteligente, não poluas o ambiente.
Se queres ter uma alimentação saudável, bebe água potável.
Se queres ter espaços limpos para brincar, não os sujes nem
deixes sujar.
Se as árvores, queres proteger, não estragues papel, usa-o
para escrever.
Se queres mais oxigénio para respirar, deves reflorestar.
Se energia, queres poupar, abre a janela e deixa o sol
entrar.
Pára de fumar, pensa no ar.
Não atirem lixo para o chão, se não queres a tua Escola um
lixão.
Se a água da Escola queres poupar, não deixes as torneiras
abertas ou a pingar.
Quando cada aula acabar, desliga a luz para poupar.
O trabalho de escrita conducente à criação de um
Eco Código para o nosso Agrupamento foi desenvolvido em pequenos grupos nas
aulas de Português, Apoio ao Estudo de Português e Cidadania no ano letivo de
2018/2019. Nas aulas de Cidadania os alunos fizeram o levantamento dos
principais problemas existentes na Escola sobre preservação ambiental, higiene,
otimização de recursos e respeito pelo espaço. Refletiram sobre alguns
problemas ambientais que afetam o espaço natural envolvente à nossa Escola. Os
alunos elaboram 20 frases, em que 10 selecionadas foram usadas no poster de
2018/2019, e as restantes 10 ficaram para o ano 2019/2020. As 20 frases
continuam a ser publicitadas na escola como o código de conduta.
Os alunos
demonstraram elevado interesse e empenho no desenvolvimento deste projeto pois,
segundo a avaliação que os próprios efetuaram, permitiu-lhes olhar de forma
diferente (mais crítica) para os problemas ambientais que os rodeiam e afetam a
Escola e procurar soluções que possam ajudar a resolver esses problemas.
Permitiu-lhes ainda tomar consciência de que parte da resolução destes
problemas está ao alcance de cada um e pode ser concretizado com a alteração de
simples gestos, atitudes e comportamentos de todos os elementos da comunidade
escolar.
Neste
período de confinamento, foi feito o desafio da execução do poster digital aos
alunos do 7º e 8º anos, que melhor utilizam os meios informáticos. A professora
Ana Saraiva realizou uma sessão de sensibilização, em videoconferência,
proporcionando toda a informação, nomeadamente o regulamento. Depois alguns alunos sugeriram a utilização de fotos das evidências do plano de
ação. As coordenadoras disponibilizaram algumas fotos e as 10 frases do código
de conduta, seleccionadas para este ano. A este desafio responderam positivamente
os alunos: Raissa do 7ºB, Marco Silva do 7ºA, Tónia Furtado e Lisandro Sequeira
do 8ºC. Das propostas que surgiram foi seleccionado o poster do Eco-Código
executado pela aluna Tónia Furtado
Este
ano letivo o Programa Eco-Escolas deu um grande “Eco-Salto” mesmo considerando
as limitações de confinamento, acreditamos que com a colaboração de toda a comunidade
escolar é sempre possível ir mais além.